Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

Eclipse solar total de 2024: confira as fotos do raro fenômeno

Postado em 08/04/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: Ron Jenkins/ Getty Images

O aguardado eclipse solar total de 2024 ocorreu nesta segunda-feira (8), e impressionou os espectadores que puderam assistir o evento ao vivo em algumas regiões do México, Estados Unidos e Canadá. Os brasileiros, e residentes de outros países, puderam assistir ao espetáculo apenas por meio de transmissões ao vivo. Segundo os especiali

Felizmente, diversos fotógrafos e cientistas captaram imagens do eclipse solar total durante os poucos minutos em que o Sol foi completamente bloqueado pelo tamanho aparente da Lua no céu. Durante o momento de escurecimento, os observadores puderam assistir ao Sol bloqueado pela Lua, com uma coroa solar brilhante ao redor do satélite natural.A transmissão ao vivo da NASA foi disponibilizada entre 14h e 17h (horário de Brasília), mas o eclipse solar total começou exatamente às 15h07 em Mazatlán, no México. O bloqueio completo do Sol durante eclipse solar total ocorreu apenas por quatro minutos, mas o trajeto de todo o eclipse durou pouco mais de uma hora.

Além de disponibilizar a visão do eclipse de cidades diferentes, a agência espacial divulgou diversas informações e reportagens sobre o fenômeno. Também ocorreram participações especiais de alguns artistas durante a transmissão, como o baixista do grupo N'Sync, Lance Bass, e a atriz Scarlett Johansson. Confira as fotos do evento abaixo!

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua passa diretamente entre o Sol e a Terra, bloqueando a visão de seu disco, mas tornando sua coroa visível em uma exibição deslumbrante. Embora espetaculares quando vistos do solo, observados do espaço, os eclipses solares aparecem como grandes sombras movendo-se pela face da Terra. A geometria única do sistema Terra-Sol-Lua permite a ocorrência de eclipses solares totais, descreve uma publicação da NASA.


Eclipse solar de 2024

O último eclipse solar total nos Estados Unidos ocorreu em 2017; no Brasil, a última vez foi em 1994, enquanto a próxima só deve ocorrer em 2045. A visibilidade do eclipse solar total é limitada em 270 quilômetros de largura, por isso, só pode ser observada apenas algumas áreas do México, Estados Unidos e Canadá.

Duas equipas obterão imagens da atmosfera exterior do Sol — a coroa — e uma terceira irá medir a ionosfera, a camada superior eletricamente carregada da atmosfera da Terra. Esta informação ajudará os cientistas a compreender melhor a estrutura e a temperatura da coroa, os efeitos do Sol na atmosfera da Terra e até ajudará na busca de asteroides que possam orbitar perto do Sol, a NASA explica.

Gostou do conteúdo? Leia mais curiosidades sobre os eclipses solares aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir a data do último eclipse solar total da Terra irá acontecer.