Ouça agora

Estaduais

Compartilhe agora

Rede RS Startup é tema de painel no Gramado Summit

Postado em 12/04/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Foto: Jessica Moraes/Ascom Sict

Projeto focado em apoiar startups no ecossistema gaúcho de inovação, a Rede RS Startup foi tema de painel nesta quinta-feira (11/4), na arena do governo no Gramado Summit. Correalizador do evento, o Estado promove uma extensa programação até sexta (12/4). 

“Temos uma visão que coloca a startup como centro do nosso objeto de trabalho. As startups são uma grande força para a economia do Estado, e a rede funciona como uma comunidade de apoio ao empreendedorismo, buscando levar o Rio Grande do Sul a ser o Estado mais inovador do país”, definiu a gestora de comunidade da Rede RS Startup, Emily Bittencourt. 

Com base em estudos sobre as startups gaúchas, como o relatório RS Tech 2023, a rede identificou os principais desafios enfrentados por esses empreendimentos: acesso ao mercado, recursos financeiros e rede de apoio. Para ajudar as startups a suprirem essas necessidades, a rede conta com uma plataforma digital, criada pela pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). 

“Nosso núcleo gestor utiliza a plataforma como uma ferramenta de trabalho. É um ambiente unificado para auxiliar o mapeamento do ecossistema de startups e facilitar as conexões. Temos dados atualizados e incentivamos a cooperação entre as partes interessadas”, explicou Emily, que apresentou ao público o time de gestores da iniciativa. 

A plataforma também disponibiliza oportunidades de fomento, desafios de inovação aberta, editais e investidores, além de agenda de cursos e eventos. “Cabe aos gestores localizarem e integrarem os atores do ecossistema nas oito regiões do Estado”, ressaltou Emily. 

Já foram mapeados pela rede mais de 840 startups, 20 parques tecnológicos, 47 incubadoras, dez agências de fomento, 57 núcleos de inovação tecnológica (NITs) e 50 instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs). 

Rodada de negócios do Startup Lab 

Na sequência da apresentação da rede, o Startup Lab realizou uma rodada de negócios da região da Serra Gaúcha. O programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) incentiva a colaboração entre empresas e startups dentro de um processo chamado inovação aberta. 

Segundo o gestor de inovação e tecnologia do Inova RS na região da Serra, Glauber Preto, o Startup Lab está, atualmente, na fase de aproximação, na qual empresas apontam seus desafios e startups oferecem soluções. Três startups participantes do programa apresentaram seus negócios durante o painel: Flower, da área da educação; Hubbe, de sistemas de informação; e Ageof Marketing, de marketing digital e software.